O as aspecto amarelado nas plantas vem se tornando cada vez mais comum nos jardins, pomares e, até mesmo, em gramados. O amarelamento pode ter vários motivos, como a falta de nutrientes e manejo inadequado, contudo, é a ação dos fungos, amplamente presentes em nosso ambiente, a causa mais comum para essa situação. O problema tem solução e nao requer agrotóxicos, bastam algumas medidas simples para resolver a situação, pode-se iniciar utilizando umas das opções de caldas orgânicas para prevenção de doenças fúngicas abaixo:
1. MACERADO DE URTIGA
Ingredientes: 100g de urtiga picada; 10 litros de água.
Função: Controle de Míldio.
Modo de preparar e usar: Secar à sombra por sete dias, depois de moer. Colocar a água e deixar descansar durante 8 dias, mexendo 2 vezes por dia. Pulverizar a 10%, lc para cada 1OL de água.
2. MACERADO CURTIDO DE URTIGA
Ingredientes: folhas de urtiga fresca e água.
Função: controle de míldio (aplicação no solo).
Modo de preparar: Colocar 500 g de urtiga fresca ou 100 g seca em 1 litro de água e deixar curtir por 2 dias. Para aplicação, diluir em 10 litros de água e pulverizar sobre a planta ou no solo.
3. PASTA BORDALESA
Ingredientes: 1 Kg de Sulfato de Cobre; 2 Kg de cal virgem; 10 litros de água.
Função: Gomose (Phytophithora) e Rubelose (Corticium salmomicolos).
Modo de preparar: Misturar 1 quilo de Sulfato de Cobre com 2 quilos de cal virgem, colocando água aos poucos, mexendo sempre até formar uma pasta.
Passar esta pasta após a poda e eliminação dos galhos afetados por doenças fúngicas (Rubelose,). Pincelar o tronco e a base dos ramos principais com a pasta bordalesa pelo menos 4 vezes por ano ( maio -junho).
Pulverizar o tronco e o solo ao seu redor com calda bordalesa.
4. FOLHA DE MAMOEIRO
(Carica papaya 1... )
Ingredientes: 1 kg de folhas do mamoeiro picadas; 1 litro de água e 100g de sabão.
Função: Controle de ferrugem do cafeeiro.
Modo de preparar: Cortar e bater no liquidificador os ingredientes citados acima. Filtrar com um pano e adicionar a 4 litros de água com sabão, feita com: 100 g de sabão em 25 litros de água.
Pulverizar sobre as folhas infestadas.
5. CAMOMILA
(Alatricaria comomila L. )
Ingredientes: 50g de flores de camomila; 1 litro de água.
Função: controle de doenças fúngicas.
Modo de preparar: Misturar 50 gramas de flores de camomila em 1 litro de água. Deixar de molho durante 3 dias, agitando a mesma 4 vezes ao dia. Após coar, aplicar a mistura 3 vezes a cada 5 dias.
6. PASTA DE ARGILA. ESTERCO. AREIA FINA E CHÁ DE CAMOMILA
Ingredientes: argila ( barro ), esterco, areia fina e chá de camomila.
Modo de preparar:
Misturar partes iguais de argila (barro), esterco, areia fina e chá de camomila de modo a formar uma pasta.
Função: Usar para proteger os cortes feitos pela podo e também os ramos ou troncos doentes durante o outono, após a queda das folhas e antes da floração e brotação.
7. CHÁ DE CAMOMILA
Ingredientes: camomila e água.
Modo de preparar:
Mergulhar um punhado de flores em água fria por um a dois dias. Pulverizar as plantas, principalmente as mudas na sementeira.
Função: Controle de diversas doenças fúngicas.
* EXTRAÍDO DO SITIO: www.fca.unesp.br. CALDAS NATURAIS. Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis. Projeto doces Matas.
Obs.: A Calda Bordalesa pronta para uso é facilmente encontrada para compra. Além dela, outro produto exelente para prevenir doenças fúngicas é a Calda Sulfocálcica, que disponibiliza cálcio e enxofre para a planta. Sempre lembrando, com essas opções de prevenção, com o manejo adequado, como a poda anual e a adubação orgânica e elaborada, as plantas permanecerão sadias e resistentes ás agressões sofridas no dia a dia