É possível cuidar do seu jardim ou sua horta sem agrotóxicos? Segundo pesquisadores da UNESP, sim. Abaixo, algumas caldas naturais fáceis de produzir e, mais importante, eficientes:
A.INSETICIDA DE CEBOLA E ALHO Ingredientes: 3 cebolas; 5 dentes de alho; 10 litros de água. Funç&es: Controlar pulgões em feijão, beterraba, cebola, alho. No tomateiro funciona como fungicida. Modo de preparar e usar: Moer a cebola e o alho e misturar em 5 litros de água. Espremer para retirar o suco, coar e misturar ao restante da água. Pulverizar uma vez por semana.
B. CEBOLA OU CEBOLINHA VERDE (allium cepa L. e Alium fistulosum) Ingredientes: 1 kg de cebola ou cebolinha verde; 10 litros de água Funç3es: Cortar a cebola ou a cebolinha verde e misturar em 10 litros de água, deixando o preparado curtir durante 10 dias. No caso da cebolinha verde, deixe curtir por 7 dias. Para pulverizar as plantas, utilizar 1 litro da mistura para 3 litros de água. Indicações: pulgões, lagartas e vaquinhas (repelente).
C. INSETICIDA DE URTIGA Ingredientes: 500g de urtiga; 1 litro de água. Funções: Controlar pulgão e lagarta Modo de preparar e usar: Esmagar bem, misturar e deixar descansar durante dois dias. Pulverizar as plantas a cada 15 dias, diluído a 10%, (lOOmI em 1 litro de água ou 1 litro para 10 litros de água). Obs.: Pode-se adicionar ao frio fertilizante. CUIDADO! Trata-se de urtiga verdadeira, que tem as folhas pequenas e uma substância que causa irritação. Ao colher a urtiga proteger as mãos com sacos plásticos, porque a planta provoca irritação na pele.
D. INSETICIDA DE CRAVO DE DEFUNTO Ingredientes: lOOg de ramos e folhas de cravo-de-defunto; 100 ml de acetona; 2 litros de álcool. Funç8es: Controle de insetos e nemat6ides. Modo de preparar e usar: Picar os ramos e as folhas e juntará acetona. Deixar repousar por 24 horas e juntar ao álcool. Pulverizar a 10% ou seja um litro da solução em 10 litros de água. Obs.,: Plantar cravo-de-defunto na borda da plantação.
* EXTRAÍDO DO SITIO: www.fca.unesp.br. CALDAS NATURAIS. Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis. Projeto doces Matas.